Os avanços tecnológicos,
científicos e estudos sobre a nossa evolução histórica mostram-nos que o
analfabetismo já deveria ter sido erradicado de todas as sociedades. Somos
ainda bastante ignorantes no que diz respeito à prática do desenvolvimento
humano em particular nas sociedades do Sul com base religiosa católica. Não
chegam boas intenções que de palavras em papel dele não saem, para serem
integrantes da cultura individual e universal.
A Educação é uma prioridade para
o desenvolvimento humano consequentemente para o desenvolvimento das
sociedades, independentemente da localização geográfica, contexto histórico,
económico, político e social. A Educação é também um direito e ao longo da
vida, Universal e consagrado na Carta dos Direitos Humanos das Nações Unidas e
na Declaração de Princípios da UNESCO, criada no pós 2ªGuerra Mundial, visando a reconstrução
Europeia e que tem por base a Carta da Constituição Francesa.
Se uma vida inteira não é
suficiente para se ir além do que se consegue aprender através das palavras e
dos números, porque a sofisticação da sociedades e o avanço tecnológico é
avassalador, é responsabilidade dos governos providenciar ao bem essencial que
é aprender a ser através da Educação.
Aprender fazendo, aprender
identificando, interrelacionando os problemas, interpretando e resolvendo na
prática, usando as experiências de vida, construindo e criando novas
concepções, ou utilizando as capacidades cognitivas e criativas de construção
de novas realidades, envolvendo-se, agindo e mudando as mesmas, é a meta de
quem já em adulto pode ainda vir a ser mais completo, individualmente e em
ultima análise, beneficiando a própria Humanidade.
No actual contexto
histórico, em que o domínio do poder do dinheiro impera e está nas mãos de
corporações poderosas, urge mudar o paradigma e encontrar o caminho da Paz, da
liberdade, da fraternidade e da verdadeira democracia composta por cidadãos
activos e participativos.
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